«Construir com o clima em Portugal, 1955-1974: Moradia em Vila Viçosa, Alentejo, dos Arquitectos Nuno Portas e Nuno Teotónio Pereira»
A comunicação apresenta a consagrada moradia em Vila Viçosa (Casa Dr. Barata dos Santos) projectada e construída entre 1958 e 1963 por Nuno Portas e Nuno Teotónio Pereira (1922-2016), e analisa a obra na óptica da interacção entre arquitectura, geografia e clima.
Este caso de estudo é representativo de um projecto «ensaio-paradigma» de uma casa moderna que fez a «síntese entre o vernáculo e o moderno», integrando no seu desenho os valores locais da história, da cultura e do contexto urbano, expressos nos modos de habitar, nos ambientes, nas formas e nos materiais de construção autóctones de forte inspiração vernacular.
A comunicação começa por debater a importância da Casa Dr. Barata dos Santos no panorama da arquitectura moderna portuguesa, não só pela sua qualidade intrínseca mas também pelo valor de obra singular, dado ser um dos raros exemplos de habitação unifamiliar construída na região interior do Alentejo.
Depois, expõe sumariamente algumas das referências históricas da década de 60, nomeadamente das correntes arquitectónicas dessa década e do conhecimento das arquitecturas realizadas em Espanha, em especial nas regiões da Extremadura e Andaluzia, vizinhas do Alentejo.
Finalmente, realiza uma análise experimental à temperatura ambiente e aos parâmetros da «arquitectura bioclimática» relativos à adaptação climática, como os da implantação face à orientação solar e aos ventos dominantes, do desenho solar passivo e dos processos construtivos.
As conclusões apresentam as sínteses interpretativas, onde se argumenta que a Casa Dr. Barata dos Santos se inspirou na arquitectura vernacular e se conclui que, por esse motivo, a obra integrou as condicionantes climáticas regionais e empregou os processos de construção moderna associados aos artesanais, dando assim lugar a um edifício-património que deve ser documentado e conservado, numa perspectiva contemporânea de construção integrada, eficiente e sustentável.