Badajoz

Centro de Congresos Manuel Rojas.
Ronda del Pilar s/n. Badajoz

Links de interesse

Informações sobre Badajoz:

www.turismobadajoz.es

Informações sobre Extremadura:

www.turismoextremadura.com

Como chegar e como se movimentar em Extremadura?

A Comunidade Autónoma da Extremadura está localizada na parte sudoeste da Península Ibérica e está constituída pelas duas maiores províncias da Espanha: Cáceres e Badajoz.

Se chegar a Extremadura de avião, vai aterrar no aeroporto de Badajoz, o único da região, localizado no termo municipal de Talavera la Real, a 14 quilómetros da capital badajocense. Desde aí há voos regulares a Madrid e Barcelona, como também a outras cidades em alturas específicas do ano. Possui uma área comercial, possibilidade para alugar carros, 24 horas de estacionamento público gratuito e paragem de táxis.

Se preferir viajar de comboio, a rede ferroviária Renfe Media Distancia proporciona o serviço de transporte de viageiros por via ferroviária em Extremadura e comunica esta comunidade com a Andaluzia, Castilla-La Mancha e Madrid. Encontrará linhas de Renfe de Mérida para Sevilla; a linha que une Badajoz, Cáceres e Madrid; outra que faz o percurso Badajoz, Mérida, Ciudad Real, Madrid, e outra que une Zafra com Huelva.

Por estrada encontra mais opções. E é que Extremadura tem uma rede ampla com uma grande rede de estradas muito eficientes. O território é formado por duas grandes vias de comunicação: a autoestrada A-5 e a autoestrada A-66. A A-5 (NV antiga) atravessa a região de leste a oeste e liga Madrid e Lisboa, passando por Navalmoral de la Mata, Trujillo, Miajadas, Mérida e Badajoz. Por sua vez, a A-66 vai na direção norte-sul. Parte de Gijón e termina em Sevilla, atravessando no seu percurso as províncias de Cáceres e Badajoz. A secção extremenha passa por Plasencia, Cáceres, Mérida, Almendralejo, Villafranca de los Barros e perto de Zafra. A A-66 foi construída em grande parte sobre a antiga N-630, com algumas secções ainda em uso.

Existem ainda outras autoestradas que unem populações importantes entre si: a A-58, uma rodovia estatal que une Trujillo e Cáceres; a autoestrada autónoma EX-A1 de Navalmoral de la Mata a Plasencia e Coria, que se estenderá até Portugal; e a autoestrada autónoma EX-A2, que comunica Don Benito e Villanueva de la Serena com Miajadas. Além disso, há outra série de estradas nacionais e regionais que distribuem o trânsito em toda a região e para outras comunidades autónomas e para o vizinho Portugal: a N-110 vai de Plasencia a Ávila; a N-502 de Talavera de la Reina (Toledo) a Córdoba, atravessando o extremo oriental da província de Badajoz; a N-430 une a capital de Badajoz com a Comunidade Valenciana unindo com a rodovia A-43; pela N-432 pode chegar Badajoz capital desde Granada e pela N-521 pode viajar desde a cidade de Cáceres até à fronteira portuguesa.

Existem estações de autocarro em todos os núcleos principais de ambas as províncias de Extremadura, a partir das quais se establece uma comunicação total entre os concelhos, as capitais de província e as principais cidades das comunidades autónomas fronteiriças. Além disso, nas principais cidades da Extremadura existem linhas de autocarro urbano.

Se gostar de andar de bicicleta dentro da cidade, Badajoz possui sistemas de empréstimo. Pode pedir informação nos correspondentes postos de turismo.